sexta-feira, novembro 27, 2009

Crónicas de Seres Voadores

“I never thought you were a full, but darling look at you!  (…) Now you are stuck in the moment and then you can’t get out of it”

U2 – Stuck in the moment

O que eu venho aqui escrever é, como diz o título, uma crónica de seres voadores, e eu vou pedir mais uma vez a quem lê para puxar pela sua capacidade interpretativa.

---->

Um sítio do Mundo onde toda a gente tem melros, ter um periquito é fixe. Mas gostar de melros tendo um periquito é ainda mais fixe.

Mas, se um dia (em que chove torrencialmente), aparece um Chico Esperto com um papagaio que ainda por assim sabe trotear o hino do Benfica… Entorna-se o caldo, e estragam-se as couves.

Está-se muito bem com o periquito, e ao fundo ouve-se o hino do Benfica: “Quem me dera que o meu periquito soubesse trotear o hino de Benfica… Mas espera aí! Eu sou do Sporting!” E é aqui que se percebe que afinal não é assim tão mau ter um periquito.

Nicas** (Eu bem queria escrever “piriquito”… | As baratas são ainda mais esquisitas, e em vez de 3 dias, sobrevivem 8 dias sem cabeça!")

sexta-feira, novembro 20, 2009

Epicurismo, Estoicismo, e Ricardo Reis

ou,


Rústica pelo Epicurismo


Fernando Pessoa era confuso, paradoxal… enfim, era lixado.


Eu gostava tanto que Ricardo Reis não tivesse sido só uma pessoa em Pessoa. É que se ele tivesse existido mesmo, podia ser uma lição de vida.

Recusar os sentimentos que possam causar desilusão... Basicamente, é a recusa de tudo o que é patético no ser humano, ou seja, tudo o que faz as pessoas pensarem a fazerem patetices.

Na minha ainda curta vida, só consegui encontrar uma forma de explicar o que se sente quando se está apaixonado. É igual a um suricata no deserto mesmo na mira de uma ogiva nuclear. Os outros todos são baratas, a quem nada lhes afecta (o raio dos bichos sobrevivem 3 dia sem cabeça). De repente, a bomba explode, e o resto é a história. O pobrezinho do suricata, sai sempre todo desfeito.

Ok, é uma explicação estúpida. Mas do que é que estavam à espera? De arco-íris com póneis a saltar?

“O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo. (…) Sendo a razão aquilo por meio do que o homem torna-se livre e feliz, o homem sábio não apreende o seu verdadeiro bem nos objectos externos, mas bem usando estes objectos através de uma sabedoria pela qual não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas."

Epicuro propunha uma vida de contínuo prazer como chave para a felicidade, esse era o objectivo de seus ensinamentos morais. Para Epicuro, a presença do prazer era sinónimo de ausência de dor, ou de qualquer tipo de aflição(...) A finalidade da filosofia de Epicuro não era teórica, mas sim bastante prática. Buscava sobretudo encontrar o sossego necessário para uma vida feliz e aprazível, na qual os temores perante o destino, os deuses ou a morte estavam definitivamente eliminados”

in Wikipédia

"Sem amores, nem ódio, nem paixões que levantam a voz,
Nem invejas que dão movimento demais aos olhos,
Nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre correria,
E sempre iria ter ao mar.”
Ricardo Reis, Odes, Ática

Nicas (Se bem que se calhar é mais Rústica pelo Estoicismo… Impressionante, as baratas sobrevivem 3 dia sem cabeça, mas não sobrevivem a uma pisadela bem dada… Coitadas das criaturas.)

quarta-feira, novembro 18, 2009

Começar do 3

Eu tinha um mail de quando tinha net da Sapo. Era um daqueles mails onde se mete a tralha. Por exemplo, fazia uma conta num site… pimba, ponha o mail do sapo. Mas acontece que eu perdi a pass daquilo. E quando me lembrei de ir ao sapo reaver a pass, com todas aquelas transformações que acontecem em… deixa cá ver… 4 anos(!), “Ah! Já foste!”…

Acontece que a minha conta do Blogger era exactamente essa, mas com uma pass própria, porque entretanto eu tinha feito uma conta no Google, com o tal mail do sapo. Aquilo eram só trocas.

Eu escrevo os posts no Windows Live Writer, mas para fazer alterações no blog em sim, tinha de entrar na conta do Sapo, arraçada de Google, que me saia do iGoogle. Era tudo uma chatice, por isso tive que  mudar.

Tive que mudar tudo, ou seja, tive que passar o blog para uma conta nova, que é em tudo igual, excepto que agora diz o meu signo astrológico, e… CABUM!!! Só tenho 3 visitas de perfil, e todas feitas por mim…

Ai vida! Que em 4 anos já só tinha 330!

Nicas (Sorte Marreca)

domingo, novembro 15, 2009

Santos…

… e Santas de todas as épocas e de todos os feitos! Reuni-vos neste momento, e questionai-vos quem de sua graça se lembrou que tinha poucas virtudes, e decidiu adquirir mais uma, tendo feito malandrices na baliza portuguesa no jogo Portugal-Bósnia.

Eu posso perceber pouco de Matemática, mas sei que existem muito mais probabilidades de acertar dentro ou fora da baliza, do que acertar no poste! Ainda por cima 4 vezes! Se bem que uma não foi bem, bem, ao poste…

Se o objectivo do jogo fosse acertar no poste, ninguém acertava.

Toca a dizer quem foi, que é para se começar já a tratar de fazer uma procissão.

estádio

Nicas

quarta-feira, novembro 11, 2009

Greenpeace Petition

Ok, agora, como fiz num outro post, vou fazer um minuto verde.

A Greenpeace está a fazer uma petição para ver se consegue convencer as IT Industries (IMB, Sony, Hp, Google, Microsoft etc) a tornarem-se mais verdes.

Para ajudar, a única coisa que é preciso fazer é assinar aqui: Greenpeace Petition (clicar)

(clicar para aumentar)greenpeace Nicas (“Here's to a future world that's green and peaceful”)

domingo, novembro 08, 2009

Eucaristia

A minha família tem tradições religiosas, tanto que os únicos feriados que se respeitam a sério são os dias santos. Eu acabei por sair uma coisa esquisita… e não gosto de ir à missa.

Não percebo a ideia de ir à missa.

As leituras das missa são feitas aos anos. Existe o ano A, B  e C. O que significa que de 3 em 3 anos, andamos sempre a ouvir as mesmas coisas. A única coisa que muda, basicamente, é o sermão (que pode ser o mesmo se o padre for o mesmo, porque a leitura é mesma). De resto é tudo o mesmo, se partirmos do princípio que a igreja é a mesma. É tudo igual!

Não sei das outras pessoas, mas para mim, estar constantemente ouvir palavras como paraíso, inferno e vida eterna, deixa-me mal disposta. A missa foi feita para meter medo às pessoas. “Se não fizeres isto, vais para o Inferno!”

Não é mais fácil ensinar, como o Eça punha o Afonso da Maia a dizer,  uma criança a ser bem educada pelos benéficos que isso lhe possa trazer em relação a ela e aos outros, do que ensinar-lhe a ser de certa forma porque se assim não for vai para o Inferno?

Pronto, não gosto de ir à missa… Vou para o Inferno…

laatsteoordeel_detail1

(Michelangelo Buonarroti 1475 – 1564, The Last Judgement (detail 1), fresco — 1534-1541, Sistine Chapel, Vatican City)

Nicas (“Oh Vida! Que és efémera!”)

sexta-feira, novembro 06, 2009

O Problema do Mundo

O Mundo tem problemas. Todas as coisas têm problemas. Por isso, o nosso planeta também não pode deixar de os ter.
Se analisarmos uma mola, perguntamos-nos que tipo de problemas pode ela ter. Um problema que uma mola pode ter é ficar ferrugenta. Porém, é só uma mola. Que diferença faz, para nós, que uma mola enferruje?
Paciência… São coisas que acontecem.
Mas um planeta inteiro?! Isso, já é um problema.
Toda a gente diz coisas do género: “O problema do Mundo é…
… a fome!”
… a crise!”
… a falta de solidariedade!”
… a hipocrisia!”
… a corrupção!”
… o Benfica ter perdido contra o Braga!”
etc…
O verdadeiro problema, esse, ninguém realmente o sabe. Ou é por serem muitos, ou é  porque o problema é tão abrangente e tão intrínseco que ninguém chega lá…
Ora, porque é que eu me preocupo? Porque eu não sou o Universo. Se eu fosse o Universo diria: “Paciência…”

globo
Nicas

domingo, novembro 01, 2009

WWF

wwf_26

- Não desperdices água, páh!

- Não compres coisas que não precisas, páh!

- Não compres coisas empacotadas de mais, páh!

- Não andes de carro se podes fazer perfeitamente o mesmo caminho a pé, páh!

- Não desperdices electricidade, páh!

Isto é só o que custa menos, mas já é qualquer coisa…

Nicas

Crónicas de um ser matematicamente irracional

O meu cérebro é um órgão complexo, que consegue aparentar por breves momentos sinais de racionalidade, que se denotam em várias circunstâncias ditas normais.

Mas a coisa complica-se quando se fala em raciocínio matemático.

O meu cérebro, matematicamente falando, funciona a maçãs.

Há certas coisas que não se encaixam no meu cérebro.

Eu tenho duas maças, uma em cada mão. São minhas, as maças. De repente, vindo do nada, aparece-me um tal de Base Dois, Logaritmo de Base Dois, e aplica-se nas minhas maçãs. Com quantas maçãs fico? Fico só com uma!

Quem é que este tal de Logaritmo pensa que é, para me roubar a minha maçã?

Ora, agora diz quem lê: Tu nem sequer gosta de fruta!

E eu respondo que essa não é a questão, já que o Base Dois não sabia disso.

Nicas

Tecnologia do Blogger.

recent posts