Hoje tive um dia particularmente rico em evidências matemáticas.
Primeiro, como tive a estudar Física e Química, estive rodeada daqueles números irritantes que são do estilo 1,0x10^-1 que aparecem nos critérios e assim. Depois nós respondemos 0,1 e não sabemos se está bem.
É confuso, porque depois não sabemos como devemos responder… Tem que se ter cuidado com estas coisas. E isso leva-me à segunda ocorrência.
Estive a fazer bem as contas, e a minha nota de candidatura à faculdade desceu de 169,0 para 168,5. Qual é o drama? Bem, posso não entrar! Por isso tenho de ter cuidado com esta coisa da notação científica, não vá eu por 0.02 mol em vez de 2,0x10^-2 mol, e eles descontarem qualquer coisa. Não posso ter sempre sorte com os correctores como tive no exame de Português (Lusíadas… foi de pôr o pessoal zarolho, não haja dúvida…).
E por falar em zarolhos: Ora a terceira ocorrência, deveu-se derivado de eu ter andado feita parva à procura de onde raio é que se viam as notas online que os repórteres da TVI estavam sempre a falar. Tropecei tristemente na evidência de que o nosso país não é tão evoluído assim… Porque não encontrei. Mas tomei conhecimento de um facto interessante. A minha escola está em 216º no ranking das escolas secundárias. Tendo em conta que eram 600 e tal, até não está mal…
Nem todos podemos andar em colégios. Se bem que se andasse num, se calhar sabia quando é que tenho de escrever as moles em notação científica, ou quando tenho de pôr zeros que não interessam a ninguém tipo 0,0100.
Primeiros os logaritmos, agora os algarismos significativos.
Santa Paciência…
Nicas