sábado, julho 24, 2010

O Milagre da Multiplicação

Ontem, estava num pratinho de decorar, (que por ser de decorar, encontra-se estrategicamente colocado num local à vista) uma série de moedas, das quais se destacava uma brilhante e sedutora moeda de 1€.

Toquei na moeda, tive-a nas minha mãos. Mas! Como se fosse uma voz do Além a falar comigo, deixei-a onde estava, ao lado das amigas menos valiosas.

Hoje, passei lá outra vez, e estavam lá mais 4!

Só tirei 4. Acho que tem de lá ficar uma para fazer molde para as outras...

É o milagre da multiplicação!

Nicas

O Presente: uma coisa vagamente concreta

Hoje estive a ver um video em que se podiam ouvir dizer coisas como: "I Don't know what I'm gonna do with my life". Nem eu! Será que o simples facto de existir significa que tenho de fazer alguma coisa de especial. Não existe nenhuma razão em especial para eu existir. A minha existência deve-se unicamente ao facto de duas pessoas que são casadas se terem lembrado que se calhar era giro ter filhos. Mas provavelmente não é, porque parece que estão constantemente desiludidos comigo.

O que é que é suposto eu fazer?

Quer dizer, eu não sou o Cristiano Ronaldo, não digo às pessoas que um dia vou ter um Ferrari, e um dia apareço com um. Não é como se eu fosse a Paris Hilton que nasceu num berço de ouro. Eu vivo na insignificância de uma existência normal. Por isso, se me perguntarem se estou destinada a fazer alguma coisa pelo Mundo, tendo em conta que o Mundo vai acabar em 2012, eu respondo que se calhar não tenho tempo de fazer grande coisa.

Não vale muito a pena olhar para o Passado, ou para o Futuro, uma vez que, um já foi, e o outro será "o que Deus quiser". Mais vale olhar para esta coisa vaga mas concreta que é o Presente, e ir vivendo conforme as coisas nos aparecem... até 2012.

Nicas

quinta-feira, julho 22, 2010

Entropia

No outro post escrevi em muitas palavras os que podia ser dito numa simples expressão: sou uma pessoa preguiçosa. Ou seja, fiz uma perífrase. Mas não vim falar de figuras de estilo, vim falar de entropia:

A entropia (do grego εντροπία, entropía) é uma grandeza termodinâmica que aparece geralmente associada ao que se denomina em senso comum de "grau de desordem" de um sistema termodinâmico.

Wikipédia

O que é que a entropia tem a ver com a preguiça? Tudo. Mas pode ser resumido numa palavra: Limpezas.

Estou de férias. O problema das férias é que são basicamente umas semanitas em que nos pomos a jeito de sermos mandados fazer coisas, ainda mais do que nos outros dias, porque dizemos que temos de estudar e assim... Hoje, por exemplo, estive a limpar o enorme móvel que tenho no sótão. De certa forma, aquilo estava a precisar porque tinha muito pó, e além disso estava (como é que eu hei de dizer isto de uma forma simpática…) feio, o que significa que tive de usar daqueles produtos que cheiram mal como’raio para pôr a madeira brilhante. Ora, é aqui que entra a entropia.

A entropia está sempre a aumentar no Universo, de maneira que quando limpamos o pó de um móvel, normalmente, fatidicamente, ele vai para o chão, aumentando a entropia do chão. Depois de aspirarmos o chão, aumentamos a entropia do saco para onde vai o lixo que se aspira. Ou seja, mesmo que eu diminua a entropia do móvel, aumento a entropia de outra coisa qualquer, que neste caso fui eu, porque fiquei toda suja com o produto, e o chão, que ficou todo besuntado, e posso garantir que dá perfeitamente para fazer uns belos deslizes e umas manobras acrobáticas. Como eu duvido que alguém vá dar por isso a não ser eu, porque o chão está de facto limpo, põe-se um tapete, e como diz uma tia minha: “Toca a andar de biciclete”.

Nicas

segunda-feira, julho 19, 2010

Hei! Campeões de quê?

Ah pois é! Portugal é campeão europeu de Rugby “sevens” e de Voleibol. Nada mal! Pois bem, deviam ter visto a festa que se fez no Marquês de Pombal. Aquilo é que foi fogo de artifício. Nem na passagem de ano da Madeira há tanto. (Se pudesse punha aqui um bonequinho sarcástico.)

Ao que parece Portugal ganhou a final do europeu de voleibol contra a Espanha.

image

Mas não sei porquê, ninguém ligou muito a isso. Parece que ou jogas futebol, ou não jogas nada.

Mas pronto. A questão essencial aqui, é que o futebol é mais do que um desporto. É uma cultura Universal que é capaz de fazer parar o Mundo num só jogo. É tão imprevisível, que é capaz de fazer com que uma das equipas que menos golos marcou durante o Mundial todo seja campeã do mundo. Vergo-me completamente perante a Espanha. 

Partilho completamente da sagrada opinião de José Mourinho quando diz que Portugal é equipa para ganhar às equipas todas, e para perder com todas.

Opiniões e comentários à parte, a derradeira verdade é que o Football é isto:

Nicas

domingo, julho 18, 2010

Onde estava eu… II

Estamos nas férias de verão, e não há melhor altura como as férias para postar coisas, especialmente palermices sem lógica nenhuma. Há anos que faço isso! E por incrível que pareça, ainda não arranjei maturidade suficiente para o deixar de fazer. Por isso, permitam-me:

Onde estava eu a 18 de Julho de 2006?

Hum, não tenho nenhum post desse dia, só tenho do dia 17 e do dia 20. Por isso, não faço ideia.

-->

SEGUNDA-FEIRA, JULHO 17, 2006

Post 101.......



Estou orgulhosa, este é o meu post 101!! =)
Grande Festa =)

 

QUINTA-FEIRA, JULHO 20, 2006

Pensamento do Dia..........

Crise de mau tempo - Pensamento Inteligênte do Dia:
Eu - (pensando) "Contem seca, contem secas, p'ra ver se fica Sol"
Nicas** ( No Coment )

Gostava de focar aqui em especial o post do dia 20. Reparem em toda uma quantidade de erros ortográficos por parágrafo… Tenho tantas saudades do “eu” de há 4 anos atrás! “Inteligênte”, “contem seca” e “coment”. Se até os recentes têm “erros a dar com um pau”, imaginem os antigos…

Onde estava eu a 18 de Julho de 2007?

Também não sei… Porque só tenho do dia 15 e do dia 20. E do dia 20 até tenho dois! Mas só vou pôr um:

 

SEXTA-FEIRA, JULHO 20, 2007

Porrada no assunto

Isto de ter um blog é optimo nas férias, por que às tantas já nem me lembrava como se escrevia "muita" e ia escrevendo "muinta"... enfim, tenho andando numa de não ter assunto, eu podia escrever um texto enorme sobre os horrores de não ter assunto, e os horrores de não escrever "muita", mas agora não me está a apetecer muito, vou passar isto p'ra outro dia, em que não sejam 10 pm e tal.
Mas então sobre o que é que eu vou falar, bem posso escrever sobre o meu grande dia de praia, mas eu não tive um grande dia de praia, podia falar sobre secas [ê], mas já ninguém diz boas secas [ê], a não ser na televisão ( mandam com cada uma )... Enfim, então mas o que é que eu estou aqui a fazer? Não sei... Mas essa também não é a questão essencial, apesar de eu não saber qual é a "questão essencial", e por isso vou-me emboram =)
--->
(Phil do Futuro)
- O que é que o 1, diz ao 100
...
- Sem mim não vales nada!


Nicas** (Não ter assunto, é a pior coisa do Mundo, não é... mas é de facto muito má, ok ok, não é muito má, é mazinha, é uma coisa irritantezinha, é um problema, ... ok é indiferente =\....)

Hm, já viram? Eu era tão querida! Não tinha assunto nenhum (a não ser o facto de já não saber escrever a palavra “muita”), e mesmo assim fui ao blogger escrever tontices. Tem menos erros por frase. É um facto. Mas mesmo assim gostava de salientar o “emboram”.

Onde estava eu no dia 18 de Julho de 2008?

Oh! Só tenho um post desse mês!

 

SEXTA-FEIRA, JULHO 11, 2008

Portugal, um países de descobridores, embora ainda seja um país a descobrir

Já viram que nunca se lembram de nós! Nem nos desenhos animados se lembram de nós.

Ainda no outro dia vi a "Histeria", aqueles desenhos animados daqueles bonequinhos histéricos sobre História que dá na RTP 2, e houve uma parte onde mostrava um mapazito para ilustrar qualquer coisa, e onde deveria dizer Portugal, não dizia. Segundo a Warner Bros., tudo aquilo era Espanha!

A não ser que aquele mapa ilustrasse os 60 de dominiu espalhol, o que eu duvido, a verdade é que de facto, se esqueceram de Portugal!

E não, nunca ninguém de refere a Portugal com sendo o primeiro país descobridor, é sempre a Espanha, que foi o segundo, não o primeiro...

Mas onde eu quero chegar é que, (a não ser que o Bush precise da base das Lajes para a guerra com o Iraque, no football, ou o desaparecimento da Maddie Mc'Cain) lá fora Portugal, simplesmente, não existe. Até o Papa não quer vir a Fátima!

---->

O que é um ponto vermelho no meio da parede?
Um morango Alpinista.

(Cava)

Nicas**

Olhem para mim indignada por não ver Portugal nos desenhos animados. Reparem na minha ainda sofisticada maneira de dar erros: “dominiu espalhol”.

Onde estava eu a 18 de Julho de 2009?

Tinha ido às Berlengas.

 

SÁBADO, JULHO 18, 2009

São aos milhares. Misturam-se com todos nós. Vão sempre na fisgada para lixar algum, mas às vezes têm pouca pontaria. Estão organizadas. Comunicam num código indecifrável. Distribuem-se por zonas estratégicas, maioritariamente costeiras. São munidas de armas que embora rudimentares, são extremamente eficazes…

Cuidado!

gaivota_230

Nicas**

Um abraço para todas as pessoas que escrevem tontices na Internet!

Nicas

sábado, julho 17, 2010

“You might find it challenging to make a financial decision today”… Hã?

Eu sou do tipo de pessoa que odeia receber ordens, especialmente, se fazer aquilo que me mandam fazer, não traz qualquer beneficio para mim. Não me importo de fazer sacrifícios, desde que não sinta que estou apenas a alimentar a preguiça de alguém. E não faço as coisas com vontade se me estão sempre a chatear para as fazer. Posso ter muitos defeitos, mas este é o maior. Por isso é que às vezes me chateio de ouvir músicas que parecem que me estão a dar conselhos. E às vezes até me chateio com o horóscopo. Hoje, por exemplo, tive de me chatear:

You might find it challenging to make a financial decision today because you are yearning for an item that's outside of your budget. But it's a waste of energy trying to rationalize buying something you don't really need. Save your money for now and make your purchase another day when you are clearer about the real value of what you want.

Está bem que quando ando com muito dinheiro, gasto-o sempre em coisas sem jeito nenhum. Está bem que se calhar posso aguentar-me um bocadinho mais com este PC, até comprar um novo; e está bem que se calhar não preciso assim tanto de umas All Star novas… Mas quem são estes astrólogos para me mandarem ter cuidado com as poupanças?!

Nicas

Muse vendem alma a um filme com um hambúrguer chamado Bella

Hoje li uma notícia interessante. Parece que os Muse sentem que venderam a alma quando fizeram o soundtrack “Neutron Star Collision” para o filme Twilight Saga: Eclipse.

Ora já que toda gente tem uma opinião acerca do Twilight, também gostava de deixar aqui o meu comentário, resumindo a história à minha maneira:

Era uma vez um moço que estava cheio de fome, e adorava hambúrgueres. Um dia vê um, e tem uma vontade colossal de o comer, mas não come. Mete-o no frigorifico, e não deixa ninguém come-lo ou aproximar-se dele, a não ser que sejam outros hambúrgueres.

Stephenie Meyer veio aniquilar assim o trabalho de Bram Stoker. Adeus Van Helsing e Drácula! Parece que agora os vampiros podem ser vegetarianos e bonzinhos.

E pronto, estou a sacrificar aqui um dos meus maiores guilty pleasures, dado que vi o Twilight 5 vezes, e fui ver o Eclipse com a uma prima ao cinema. Provavelmente também vou ver o próximo quando sair. Pode ser que entretanto comece a fazer sentido.

Nicas

sexta-feira, julho 16, 2010

USA

Os americanos (estado-unidenses) são uns coitadinhos, não haja dúvida: É furacões, é marés negras, é atentados… é uma tristeza.

Ora porquê. Porque se eu fosse esta bola que anda está cá neste Universo há muito tempo, também me revoltava.

“Ah e tal, nós temos armamento capaz de rebentar com países inteiros. Nós temos dinheiro capaz de fazer afundar a tua economia. Nós temos influência capaz de meter os outros países todos a segregar-te. E nós temos combustíveis fósseis suficientes para pôr em risco o futuro das tuas futuras gerações. Mas nós é que somos os bonzinhos.”

Pois comecem lá a pôr essa influência toda a funcionar, e comecem a fazer alguma coisa por este planeta, (que ao contrário do que pensam, não é só vosso) que é para os outros todos começarem a imitar (os que ainda não começaram a fazer alguma coisa), e pode ser que os furacões deixem de aparecer tantas vezes.

Nicas

image

quarta-feira, julho 14, 2010

Os Espanador

Em vésperas de realizar um dos exames nacionais mais importantes das minha vida, juro que senti uma réstia de felicidade e júbilo, quando do auge do meu desespero, ao olhar para uma escolha múltipla de Física do 10º, começou a dar na VH1 o vídeo dos Queen “I want to break free”.

Então, percebi que tenho aqui na minha humilde casa um espanador igualzinho àquele que o Freddie Mercury usa no vídeo! Do mesmo amarelo esquisito, com o mesmo cabo de plástico, penas farfalhudas, e com aspecto humilde e corriqueiro (não tivesse a minha mãe comprado aquilo pela piada da coisa).

Conclusão: I want to break free from GAVE!

Nicas (O espanador aparece lá quase no fim. Primeiro é o aspirador, duvido que haja muita gente com um deles ainda.)

Numerologia do meu drama

Hoje tive um dia particularmente rico em evidências matemáticas.

Primeiro, como tive a estudar Física e Química, estive rodeada daqueles números irritantes que são do estilo 1,0x10^-1 que aparecem nos critérios e assim. Depois nós respondemos 0,1 e não sabemos se está bem.

É confuso, porque depois não sabemos como devemos responder… Tem que se ter cuidado com estas coisas. E isso leva-me à segunda ocorrência.

Estive a fazer bem as contas, e a minha nota de candidatura à faculdade desceu de 169,0 para 168,5. Qual é o drama? Bem, posso não entrar! Por isso tenho de ter cuidado com esta coisa da notação científica, não vá eu por 0.02 mol em vez de 2,0x10^-2 mol, e eles descontarem qualquer coisa. Não posso ter sempre sorte com os correctores como tive no exame de Português (Lusíadas… foi de pôr o pessoal zarolho, não haja dúvida…).

E por falar em zarolhos: Ora a terceira ocorrência, deveu-se derivado de eu ter andado feita parva à procura de onde raio é que se viam as notas online que os repórteres da TVI estavam sempre a falar. Tropecei tristemente na evidência de que o nosso país não é tão evoluído assim… Porque não encontrei. Mas tomei conhecimento de um facto interessante. A minha escola está em 216º no ranking das escolas secundárias. Tendo em conta que eram 600 e tal, até não está mal…

Nem todos podemos andar em colégios. Se bem que se andasse num, se calhar sabia quando é que tenho de escrever as moles em notação científica, ou quando tenho de pôr zeros que não interessam a ninguém tipo 0,0100.

Primeiros os logaritmos, agora os algarismos significativos.

Santa Paciência…

Nicas

segunda-feira, julho 05, 2010

Já foste!

Como era de prever, tudo aquilo que eu vim predizer, não aconteceu.

No exame saiu Lusíadas e não Mensagem. Depois, Portugal foi eliminado do Mundial pelos “navegadores copiadores” (ou seja, pelos espanhóis).

Agora a Espanha vai jogar com a Alemanha. Embora, eles já lhes tenham ganho, eu estou confiante que desta vez vai ser a Alemanha a ganhar.

Como é que é possível, eu que estou sempre a sacrificar os alemães, querer que eles ganhem agora? Simples. Eu tenho mais traumas de jogos que acabam 1-0, do que de jogos que acabam em 3-1… Traumas de Euro 2004.

Por isso, eu quero que a Alemanha lhes dê uma abada ainda maior do que deu à Argentina! Mas não quero que seja o Schweinsteiger a marcar. Porque… não gosto dele.

Nicas (Quem é que está comigo quando digo que o Queirós devia deixar de ser Seleccionador?)

Tecnologia do Blogger.

recent posts