sexta-feira, fevereiro 26, 2010

O Speedy Gonzales da Matemática

 

speedy-gonzalez-laboratorio

Matemática, Matemática, levo com tanta, que chateia…

Às vezes perguntam-me porque raio fui eu para Ciências e Tecnologia se só por acaso Matemática é a “main subject”. Não sei, mas sinceramente, acho que tenho uma pancada masoquista. Sou tão masoquista que, recentemente, escolhi Química em vez de Psicologia. Se isto não é masoquismo, eu não sei o que é.

O pessoal costuma ter um relação amor/odeio com o meu professor de Matemática. Por um lado é mau nos testes. Mas por outro, é muito boa pessoa.

O meu verdadeiro problema, é que o professor faz testes de 90 minutos, maiores ou do mesmo tamanho, que exames nacionais de 120. Por mais que se tenha estudado, não se consegue fazer aquilo.

No último teste que fiz, estava a metade quando faltavam 20 minutos para tocar. O ridículo é que isto são testes feitos por um professor que insiste sempre para que ponhamos os pormenores todos nos exercícios. Ele próprio demora metade da aula a explicar um exercício no quadro.

Na aula a seguir a termos feito o último teste (cuja nota não divulgo por pura vergonha), ele mostrou a sua tristeza, dizendo que não esperava que nós tivéssemos reagido tão mal ao teste, e que se calhar éramos um pouco lento na resolução…

O professor não avalia os meus conhecimentos a Matemática (que não são muitos), mas sim a minha rapidez de resolução (que é ainda menos)… Assim dá cá ao ganho!

Nicas

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Ode do Estoicismo

Estava eu, como medrosa que sou, a olhar para uma prova de preparação para o tão temível Exame Nacional de Português (mas não tanto como Matemática), e dei com este poema…

image

Bolas, quem me dera conseguir ser assim…

Nicas (Para quem leu e ficou na mesma, fique-se com esta: “Cavei, cavei, cavei, cavei. Não é bonito, mas é profundo.”)

The Last Airbender

Alguns dos meus posts mais antigos fazem referência e uns desenhos animados que eu via – Avatar: The Last Airbender. Acontece que a série era tão boa, tão boa, que decidiram convertê-la em filme… Ora aqui fica um trailer (maior do que aquele que já tinha postado), que é capaz de convencer alguns cépticos dos desenhos animados que ainda gozam com o pessoal que prefere vê-los a queimar os neurónios com coisas como os Morangos com Açúcar e afins.

Nicas

domingo, fevereiro 14, 2010

Portugal para o “New York Times”

New York Times para Portugal:

- One of Western Europe’s most introverted and unassuming countries (…)

- Um dos países mais introvertidos e despretensiosos da Europa Ocidental (…)

New York Times, para Lisboa:

- LISBON — Along the hilly, cobbled streets of this moody Atlantic city, known for its melancholy even in good times (…)

- LISBOA - Ao longo das montanhosas, ruas calçadas desta cabisbaixa cidade atlântica, conhecida pela sua melancolia, mesmo nos bons tempos (…)

New York Times para José Sócrates:

- Mr. Sócrates, a dapper dresser with an open, expressive face who underlines his points with theatrical hand gestures (…)

- Sr. Sócrates, um elegantemente vestido cheio de abertura, expressivo rosto que realça os seus pontos com gestos teatrais (…)

Nós somos daqueles países de que os outros se lembram quando precisam de se sentir melhor com eles próprios.

-> Artigo integral

Nicas

Ataque à liberdade de sanidade

“Não sei” porque raio é que penso isto, mas acho que o Sócrates teve aulas de Fascismo na escola. É toda uma política de… deixa ver: “esquerda” salazarista.

Somos capazes de estar aqui numa etapa interessantíssima da História de Portugal – o Socratismo.

Ora, o Socratismo entende-se por no país haver: uma cultural de crise intrínseca, uma população com o gene dominante “crise” nos cromossomas, e o mais importante, uma jornalista/pivô má com’ó raio (não vou dizer quem, porque tenho mais medo dela que do Sócrates). O resto vem por si.

Mas quem pode condenar o Sócrates! A “jornalista-de-quem-tenho-medo” era horrível! Se eu fosse primeira-ministra também a tinha posto na rua! Não é uma questão de liberdade de “expressão”, é uma questão de liberdade de “saúde mental”. Um telejornal como aquele era uma lavagem cerebral.

Eu sei que ninguém concorda comigo. Afinal de contas já toda a gente estava habituada a ouvir aquele: “(…), eu sou a “coiso” e este é o Jornal Nacional”. Depois pensam que eu estou a defender o Sócrates ou assim… Não estou. Acho que ele é fascista.

A minha opinião é que deviam ter ido os dois para rua. Mas sinceramente, esta conjuntura toda para mim é indiferente, tenho mais com que me chatear… desde que a “coiso” continue na rua. Já estou farta de ver as pessoas a deixarem de pensar por elas próprias.

Nicas

Há coisas que falam por si

Sempre que estou com a minha prima surgem imensas coisas engraçadas. Ou são as histórias dos colegas delas, ou são as músicas que ela ouve, ou são vídeos que ela vê na net… tudo bom material para jocosidades.

Hoje não foi excepção.

Há coisas que falam por si…

Nicas

sábado, fevereiro 06, 2010

Comentários

Desde que fiz que o blog que ele não dá para comentar. As pessoas acham estranho, perguntam “porquê?”,  e eu respondo que não tenho auto-estima suficiente para aguentar críticas negativas.

Acontece que no outro dia, não sei porquê, o blog começou a dar para comentar. E eu pensei: Mal feito!

Mas não. Afinal não foi nada mal feito, porque os 3 comentários que recebi foram muito bons.

Em consideração pelas pessoas que comentaram o blog, decidi colocar os comentários delas aqui:

O Pior Aluno de Português

Ana disse...
Nicas obrigada por me deixares fazer um comentário a isto!
Simplesmente excelente... Adorei a história, ri durante o texto todo!
O pior aluno de Português tem, sem dúvida, um sentido de humor apurado.
Das duas uma: ou ele está a fazer pouco do programa de Portugues ou é mesmo burro. No entanto, e qq que seja a razao q o leva achar q leite frio faz mal, tem o meu apoio.
Ps- adorei aquilo da QUALIFICAÇÃO=EMPREGO

Carlos disse...
Adorei o teu desabafo. O pior disto tudo é que eles vão entrar no mercado de trabalho primeiro que nós. É revoltante!

Faz Render, Se Conseguires

Ana disse...
Como eu já te tive a oportunidade de te dizer, é um texto tipicamente português (Fazer render?? Que é isso??)
Eu própria andei a poupar um ano inteiro e depois vi as minha poupanças serem torradas em coisas inuteis... Tristeza

Muito Obrigado pelos comentários =D

Nicas (Post atrasado)

  

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

O Histórico Socialista

Para quem ainda não reparou, quem nos governa é o PS, sigla de Partido Socialista, ou pelo menos assim deveria ser.

Eu não estou a dizer que o PS não é socialista. É pelo menos um bocadinho, quanto mais não seja no nome…

Mas o que me faz pensar que o PS não é assim tão socialista, não tem nada a ver com conjunturas políticas complicadas, que ouvimos na gritaria da oposição no Parlamento.

Manuel Alegre é conhecido como o histórico socialista. Mas vai candidatar-se pela segunda vez consecutiva a Presidente da República como independente. Por isso, das duas uma:

Ou o PS não tem categoria suficiente para ter um candidato a Presidente da República tão socialista como Manuel Alegre,

Ou Manuel Alegre está à espera que se funde um partido à sua altura, tipo PHS – Partido Histórico Socialista – para que ele deixe de ter necessidade de se candidatar como independente.

Nicas

Tecnologia do Blogger.

recent posts