domingo, abril 12, 2015

O problema da auto-estima

Na passada terça-feira fiz algo que já vinha há muito tempo para fazer: fiz uma progressiva. O que é uma progressiva? É o contrário de uma permanente. Se uma permanente deixa o cabelo sempre encaracolado, a progressiva deixa o cabelo o sempre liso. E assim miraculosamente, o cabelo fica logo liso, sem precisar de alisador nem de nada. 

Eu antes de o fazer achava que finalmente, ia deixar de me preocupar com o cabelo, e me ia sentir mais confiante. Nada disso. Percebi que engordei, que andei a descuidar-me desde o Verão passado, e sítios onde a roupa estava folgada, já começa a ficar apertada. Que se nota um enchaço na zona da barriga. Mas pior! O cabelo assim depois da progressiva fica oleoso mais depressa, e como se pode usar um champô que faça muita espuma, não fica bem lavado, e em cima fica sempre esquisito. Mas pronto, está bonito assim depois de lavadinho. Está comprido. Mas parece que não condiz com o meu corpo. Sinto-me uma matrafona. A minha roupa não fica bem nas minha novas medidas. A minha prima até disse que eu não estava gorda, estava curvilínea, que é o mesmo que dizer: pois, engordaste um bocadinho. Eu não tenho roupa  para isso! Sinto-me mal. Preciso de trabalhar nisso...

Mas estes pensamentos um tanto pessoais, merecem uma revisão mais profunda. Até que ponto é que as medidas têm significado? Pois eu diria psicológico. A guerra mediática pelo o que é o corpo perfeito, nunca deixou de ser subjectiva. Uma mulher magrinha não é bonita por isso, e uma mulher gordinha não é feia por isso de todo também. Tudo é subjectivo. Umas pessoas são mais bonitas de determinadas formas. Há pessoas que ficam mais bonitas com uma carinha redondinha, e outras que feições mais finas. Há pessoas que se sabem vestir bem de acordo com o corpo que têm, e outras que não. Mas lá está! Tudo depende. Eu acredito que nós temos o direito de, saudavelmente, alterar ou melhorar coisas em nós de que não gostamos. O que está errado é a pressão social subjacente. É muitíssimo difícil uma pessoa ter uma opinião racional e exacta de si própria, e é necessário não se brincar com isso.

Nicas
Tecnologia do Blogger.

recent posts